Maria Bethânia (1965) (SonyBMG, 2006)Coleção Maria Bethânia 60 anos / Viva Bethânia! (33 títulos – Universal Music/ SonyBMG/ EMI Music, 2006)
O apoteótico sucesso de Maria Bethânia em sua estréia profissional cantando Carcará, no engajado show Opinião, motivou a RCA Victor a contratá-la. E no mês que ela completava 19 anos (junho de 1965) saía seu primeiro LP, no qual ela lançava como compositor o mano Caetano Veloso (De manhã) e como cantora, Gal Costa – ainda Maria da Graça – num dueto na canção Sol negro, outra de Caetano. No mais, muitas canções deliciosas de Noel Rosa, Monsueto, Braguinha, Caymmi, Batatinha e outros bambas que ela já adorava cantar desde aquela época. A voz era ainda um diamante bruto, mas o resultado já era emocionante, instigante e um ótimo presságio do que estava por vir em sua carreira.
Este CD faz parte da Coleção Maria Bethânia – 60 anos, que reúne seus principais álbuns remasterizados, trazendo todas as informações originais de contracapa e encarte, e um texto inédito no libreto, com detalhes da produção de cada um deles. Rodrigo Faour
1. De manhã
2. Só eu sei
3. Pombo-correio
4. No Carnaval
5. Nunca mais
6. Sol negro – com Gal Costa
7. Missa agrária /
Carcará
8. Anda Luzia
9. Feitio de oração
10. Feiticeira
11. O x do problema
12. Mora na filosofia
Reedição produzida por Rodrigo Faour
Veja a repercussão deste relançamento na imprensa:
http://rodrigofaour.blogspot.com/2008/05/opinio-da-imprensa-sobre-coleo-maria.html