Maria Bethânia – A Beira e o Mar (1984) (Universal Music, 2006)Coleção Maria Bethânia 60 anos / Viva Bethânia! (33 títulos – Universal Music/ SonyBMG/ EMI Music, 2006)
Este álbum de Bethânia foi baseado no show A hora da estrela, que fora inspirado no famoso livro homônimo de Clarice Lispector. A parte musical era muito rica e teve vários números incluídos neste LP de 1984. Caetano lhe forneceu a canção-tema do show, que aparece na abertura deste disco, e mais três inéditas: Sucesso bendito, o samba Da gema e a canção O nome da cidade. Havia ainda a recriação de canções do repertório de Alceu Valença (Na primeira manhã), Luiz Gonzaga (ABC do sertão), Elizeth Cardoso (Nossos Momentos) e Altemar Dutra (Somos iguais). As demais eram inéditas, como Pra eu parar de me doer, de Milton Nascimento e Fernando Brant – dupla que ela gravava pela primeira vez. Esta bolacha contava com arranjos caprichados do guitarrista Toninho Horta e se encerrava com a regravação do petardo Sonho impossível. Impossível é ficar só na beira desse mar.
Este CD faz parte da Coleção Maria Bethânia – 60 anos, que reúne seus principais álbuns remasterizados, trazendo todas as informações originais de contracapa e encarte, e um texto inédito no libreto, com detalhes da produção de cada um deles. Rodrigo Faour1. A hora da estrela de cinema
2. A beira e o mar
3. Na primeira manhã
4. Nossos momentos
5. ABC do sertão
6. Pra eu parar de me doer
7. O nome da cidade
8. Esse sonho vai dar
9. Caso de polícia
10. Da gema
11. Somos iguais
12. Sucesso bendito
13. Sonho impossível (The impossible dream)Reedição produzida por Rodrigo Faour
Supervisão geral: Ricardo Moreira
Coordenação: Alice Soares e Maysa Chebabi
Veja a repercussão deste relançamento na imprensa:
http://rodrigofaour.blogspot.com/2008/05/opinio-da-imprensa-sobre-coleo-maria.html