Jornalista, pesquisador, escritor e produtor musical

Sociedade e Comportamento

28 / 100

SOCIEDADE E COMPORTAMENTO COM

SOCIEDADE E COMPORTAMENTO

Alguns dos projetos de Rodrigo Faour é ligado a como funciona a sociedade e seus comportamentos, durante um longo período diversas obras e projetos foram realizados.

A Historia Sexual da MPB, é uma dessas obras feitas, aonde mostra a revolução sexual dos últimos 40 anos no cenário MPB, além Revista do Radio cobre o meio radiofônico de forma abrangente, mostra a carreira e a vida pessoal dos grandes astros-cantores, rádio-atores, locutores, humoristas e vedetes.

Um dos projetos mais recentes é o Arquivos da Cena LGBTQI+ Carioca, projeto do qual reúne uma serie de entrevistas com personalidade que fizeram historia no cenário LGBTQI+.

HISTÓRIA SEXUAL DA MPB

Em sete capítulos, HISTÓRIA SEXUAL DA MPB destaca “O amor na MPB” (falando do amor mal resolvido que permeou a maior parte das letras românticas de nossa música até os anos 60); “a evolução da mulher”, “a sensualidade e o erotismo”, “o duplo sentido e a sacanagem”, “as canções de apelo gay”, “as transgressões em temas de amor e sexo” e, finalmente, um capítulo em que compara o escândalo provocado pela dança do maxixe na virada do século XIX para o XX, com o funk carioca, entre os anos 90 e o momento atual – mostrando que a hipocrisia continua presente em assuntos de sexualidade, apesar de toda a revolução sexual dos últimos 40 anos.

REVISTA DO RADIO: CULTURA, FUXICOS E MORAL NOS ANOS DOURADOS

Este livro conta em seis capítulos a saga da Revista do Rádio, criada pelo jornalista Anselmo Domingos e editada entre 1948 e 1970. De estilo bem popular, a revista trazia informações e fofocas sobre o meio radiofônico brasileiro, incluindo os cantores, rádio-atores, locutores, humoristas e vedetes de então. Colunas como “Minha casa é assim”, “24 horas na vida de um artista”, “A pergunta da semana” e, principalmente, “Mexericos da Candinha”, marcaram época e fizeram escola na imprensa nacional.

ARQUIVOS DA CENA LGBTQIA+ CARIOCA

A proposta desta série é iniciar a construção de um arquivo contemporâneo da história LGBTQI+ carioca. Vai abordar os 70 anos de ocupação crescente na cidade, incluindo os encontros e namoros no ambiente público da cidade, a perseguição policial, além de identificar as publicações específicas que circulavam neste meio, os artistas e figuras da comunidade, o impacto da Aids nos anos 1980, que dizimou grande parte desse coletivo e promoveu uma nova onda de preconceitos, até chegar à época da grande virada, nos anos 1990, quando esta cultura alcançou a grande mídia, conquistando direitos políticos, sendo o Rio de Janeiro seu maior polo irradiador inicial no país.

 

1 of 49

ARTIGOS RECENTES

MAIS ARTIGOS
MAIS ARTIGOS
Asset 511

CONTATOS

ENTRE EM CONTATO

Email : rodrigofaour@terra.com.br

COMPARTILHE NAS SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *